Quem sou eu

Minha foto
O Quarteto ERUDIZIONE foi formado em 2007, com objetivo de tornar conhecido do público essa rara formação camerística, e principalmente fomentar a audição de música erudita na região. Os concertos são didáticos e realmente se tornam uma viagem por alguns séculos da História da Música Ocidental. Iniciando no século XVI com a Música Barroca, e chegando até o século XX com a Música do Pós-Romantismo, o quarteto percorre estes períodos explicando as principais características dessas músicas, e os contextos históricos e musicais dos grandes gênios compositores da música erudita, deste recorte histórico. O Quarteto ERUDIZIONE busca ser um grupo que pesquisa a fundo a história da música, permitindo ao público apreciar com o máximo de autenticidade a música dos vários períodos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que significa ERUDIZIONE???

Bom você deve estar se perguntando, por que Quarteto ERUDIZIONE? O que significa isso?
ERUDIZIONE é o termo em italiano que significa Erudição, ou seja, qualidade de erudito, ou ainda o processo pelo qual se passa para atingir um alto grau de conhecimento, característico do erudito.
É claro que não pretendemos formar platéias de eruditos, nem tão pouco tocar somente para quem conhece, e por isso aprecia a música erudita. Mas sim promover e apoiar ações que favoreçam o acesso da população serrana a novas oportunidades culturais, bem como ao pluralismo da criação cultural, auxiliar no reconhecimento do papel da cultura, contribuir na formação intelectual do nosso público, através de uma reflexão crítica sobre a real função sócio-cultural da música, e não apenas a função banalizada de entretenimento, pela qual maior parte da música produzida atualmente no cenário mundial faz parte. Sobre isso o grande filósofo Theodor Adorno, já nós alerta dizendo que, “ao invés de entreter parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem de expressão e para a incapacidade de comunicação.”
O Quarteto ERUDIZIONE busca ser um grupo que pesquise a fundo a História da Música, buscando a perfeição, e um nível elevado de conhecimento sobre música erudita, e a performance instrumental de música de câmara, por isso o termo erudição se adéqua perfeitamente a nossa linha de pensamento.
Mas por que Quarteto ERUDIZIONE ao invés de Quarteto ERUDIÇÃO? Por que recorrer ao italiano se a mesma ideologia pode ser expressa em português?
A resposta está na tradição implícita na teoria musical erudita. Por questão de universalização, os termos e sinais empregados nas partituras são escritos em italiano, para que todos os intérpretes, independente de sua nacionalidade e língua, saibam com clareza do que se trata a indicação expressa pelo compositor na partitura.
Bom agora que você já sabe o porquê desse nome, já sabe quais nossos objetivos, só falta assistir a um concerto nosso e viajar por alguns séculos da História da Música Ocidental.



André Chiomento – Presidente da Associação Cultural ERUDIZIONE.

2 comentários:

  1. Iniciativas como essa só contribuem para a riqueza cultural e musical em nossa região serrana.
    Parabéns pelo projeto, e pelo pouco tempo em ação, já estão fazendo um ótimo trabalho!
    Sucessos!
    Larissa

    ResponderExcluir