Quem sou eu

Minha foto
O Quarteto ERUDIZIONE foi formado em 2007, com objetivo de tornar conhecido do público essa rara formação camerística, e principalmente fomentar a audição de música erudita na região. Os concertos são didáticos e realmente se tornam uma viagem por alguns séculos da História da Música Ocidental. Iniciando no século XVI com a Música Barroca, e chegando até o século XX com a Música do Pós-Romantismo, o quarteto percorre estes períodos explicando as principais características dessas músicas, e os contextos históricos e musicais dos grandes gênios compositores da música erudita, deste recorte histórico. O Quarteto ERUDIZIONE busca ser um grupo que pesquisa a fundo a história da música, permitindo ao público apreciar com o máximo de autenticidade a música dos vários períodos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Fundo de Apoio a Música Erudita


A criação de um fundo de apoio à Música Erudita no Brasil foi o tema da audiência desta terça-feira, 21 de julho, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) com o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
O senador solicitou apoio do ministério para o Projeto de Lei que vai apresentar ao Congresso Nacional, após o recesso de julho, propondo a criação de um fundo que ajude a evitar a evasão de talentos musicais brasileiros para o exterior.

“A ideia é a constituição de um fundo com recursos para garantir a permanência do músico erudito no país, para apoiá-lo nos momentos de desemprego. Uma espécie de bolsa de estudo”, explicou o senador. Ele pretende dedicar o projeto à memória do maestro Sílvio Barbato, falecido recentemente no acidente do Air Bus, que fazia a linha aérea Rio de Janeiro-Paris.
“O projeto tem todo o meu apoio”, assegurou o ministro Juca Ferreira, que sugeriu a vinculação da concessão das bolsas a algum tipo de contrapartida à comunidade, tais como a apresentação de projetos de recuperação de partituras, projetos de composição, apresentações públicas de música clássica, “algo que possa dar relevância ao ato de financiar”, ponderou.
O ministro entregou o pedido ao secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia, e à assessora da área da música da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Cristina Sobreira, presentes na audiência, para que deem o suporte necessário ao parlamentar, durante a tramitação do projeto no Congresso Nacional. Ao senador, solicitou que preveja no projeto, uma forma de aproximação com a Academia Brasileira de Música para estimular o trabalho que a instituição vem desenvolvendo nesta área.

Ainda durante a audiência, o ministro da Cultura informou ao senador Cristovam Buarque sobre a ideia de lançamento de um projeto, elaborado em parceria com o maestro Sílvio Barbato e a Embaixada da Itália, de criação de um concurso nacional de música erudita para jovens, no qual os vencedores fariam apresentações nas principais capitais sinfônicas da Europa (Paris, Berlim e Roma), além de receberem uma bolsa para estudar música erudita na Itália.


Um comentário: